domingo, outubro 18, 2009

OS CONSELHOS DA Dª ROSA

Medicamentos e envelhecimento

Há medida que envelhecemos vamos ter maior probabilidade de sofrer de doenças crónicas e de ter necessidade de tomar maior quantidade de remédios.
Uma pessoa em idade avançada, ou com doença crónica toma, em média, quatro ou cinco medicamentos.
Quanto maior for o número de medicamentos maior é o perigo de desenvolver reacções adversas ao mesmo tempo que as reacções tendem a ser bastante mais graves.
À medida que se envelhece diminui a quantidade de água do organismo.
Os fármacos alcançam concentrações mais elevadas nas pessoas com mais idade. Muitos medicamentos, uma vez no corpo, dissolvem-se nos líquidos do organismo, mas nestas pessoas existe menos água para os diluir.
Além disso os rins são menos eficazes a libertar pela urina e o fígado tem menos capacidade para metabolizar os medicamentos, sendo o organismo mais sensível aos seus efeitos.
Como resultado, os médicos em regra prescrevem doses mais pequenas de muitos medicamentos às pessoas com mais idade ou inclusive um número mais reduzido de doses diárias.
O cérebro, os olhos, o coração, os vasos sanguíneos, a bexiga e os intestinos tornam-se mais sensíveis aos efeitos secundários de alguns dos fármacos mais utilizados. Por exemplo, os idosos podem sentir sonolência ou mesmo confusão se lhe forem administrados medicamentos para dormir ou para a ansiedade, ou podem mesmo agravar a prisão de ventre num idoso que até já caminha pouco, come poucas fibras e bebe pouca água.
Se não se seguem as indicações do médico em relação a um medicamento (numero de tomas, hora e intervalo) existem alguns riscos sérios para a saúde (ou os medicamentos não fazem o efeito desejado ou temos efeitos não desejados, alguns dos quais muito perigosos, como por exemplo, aparecer os sintomas de uma doença
Se uma pessoa mais velha não deseja seguir as indicações do médico, deve comentar isso e não agir por sua conta, pois o seu médico pode alterar o tratamento, pensando que o fármaco não foi eficaz.
Recorde que deve sempre transportar consigo uma folha com o nome dos TODOS os medicamentos que toma, mesmo aqueles sem receita médica que comprou.
Deve regularmente mostrar ao seu médico de família esses medicamentos e rever com ele como e quando os toma a fim de evitar situações que possam colocar em perigo a sua saúde.