quarta-feira, agosto 08, 2007

SAGRADA FAMILIA

Templo Expiatório da Sagrada Família

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catedral da Sagrada Familia, Barcelona
Catedral da Sagrada Familia, Barcelona

A Sagrada Família em Barcelona, Espanha, também referida como catedral do século XX, cujo nome formal é, em português, Catedral da Sagrada Família, é considerada por muitos críticos da área como a obra mais conhecida de Antoni Gaudí.

O projecto começou quando Gaudí tinha 31 anos de idade e foi o último de sua vida, no qual dedicou os seus últimos 40 anos de vida. A catedral, que deveria ter sido financiada principalmente à base de doações dos habitantes da cidade, foi paralizada em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola. O Templo foi projectado para ter três grandes fachadas. A fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória por realizar-se.

A obra, que ainda se encontra em construção, sobrepôr-se-á a todas as dimensões conhecidas; estima-se que poderá levar no seu coro 1 500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos.

Subirachs é o escultor espanhol contemporâneo responsável pelas peças em mármore que decoram a parte moderna d’A Sagrada Família, em Barcelona. A catedral da Sagrada Família começou a ser construída no ano de 1883, construção esta que ainda não acabou. Prevê-se, que no final da construção (2025), terá início a restauração da parte mais antiga da Catedral.

Sem comentários: